O preconceito contra mulheres no mercado de trabalho é uma realidade ainda presente no Brasil e no mundo. A desigualdade de gênero se manifesta de diversas formas, como salários menores, menor acesso a cargos de liderança e maior incidência de assédio moral e sexual.
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ganham, em média, 22% a menos que os homens para exercer a mesma função. Além disso, elas ocupam apenas 15% dos cargos de liderança nas empresas.
No mundo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 25% das mulheres trabalhadoras já sofreram assédio sexual no trabalho. No Brasil, esse número é de 35%.
O preconceito contra mulheres no mercado de trabalho é resultado de uma cultura machista que continua presente na nossa sociedade. Essa cultura acredita que as mulheres são menos capazes do que os homens, e que devem se limitar a funções domésticas e reprodutivas.
Para combater esse preconceito, é preciso conscientizar a população sobre a importância da igualdade de gênero. As empresas também devem implementar políticas e programas de combate à discriminação, e criar um ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo para as mulheres.
Chega de se calar, mulher
Para as mulheres que sofrem preconceito no trabalho, é importante não se calar. É preciso denunciar o assédio e a discriminação, e exigir seus direitos.
Não é preciso se provar ou se diminuir para ninguém. Você é maior que o seu trabalho, que o seu chefe, que o seu marido, que o seu amigo. Você é maior que a limitação que você mesma de impõe.
Pare de passar pano para o que você não merece sentir. Você merece respeito, igualdade e oportunidades iguais.
Algumas ações que você pode tomar para combater o preconceito contra mulheres no trabalho:
- Denunciar casos de assédio e discriminação às autoridades competentes.
- Se juntar a grupos e organizações que lutam pela igualdade de gênero.
- Conscientizar outras pessoas sobre a importância da igualdade de gênero.
- Exigir políticas e programas de combate à discriminação nas empresas.
Juntas, podemos construir um mundo mais justo e igualitário para todas as mulheres.
Luciana Leitte
Sobre a Luciana Leitte:
Luciana Leitte é empresária especialista em marketing e tecnologia que lidera o Grupo LL Comunica, composto pela produtora cultural e agência de marketing LL Cultural e pela empresa de tecnologia para comunicação interna e intranets, Massai Tech. Ao longo dos 15 anos de mercado, o grupo trabalhou com empresas renomadas, tanto no Brasil como internacionalmente, como Fernanda Souza, Dr. Drauzio Varella, Fernanda Gentil, Luana Xavier, KondZilla, Havaianas, Amazon, CNA, Maple Bear, Betano, entre outros.
Para saber mais:
https://www.instagram.com/lucianaleitte/
https://www.instagram.com/llcultural/
https://www.instagram.com/massaitech/
https://www.instagram.com/grupollcomunica/
http://grupollcomunica.com.br/
Contatos:
luciana@grupollcomunica.com.br
+55 (31) 99328-5489